9 músicas para se aproximar do Cazuza
Resolvi fazer esse Prova dos 9 do Cazuza, pois, no próximo domingo, dia 1 de dezembro, Rogério Flausino e Wilson Sideral farão um show aqui em Juiz de Fora, cantando o repertório do Cazuza. O show é promovido pela Divulga Arte Produções e, se você quiser ganhar ingressos, vai lá no instagram da Varanda. Eu já garanti o meu pois sou fã mesmo. Já tô até aquecendo o gogó pra cantar junto.
Minha mãe gostava do Cazuza. Acho que, por causa dela, foi que eu comecei a ouvi-lo. Claro, como todo brasileiro da minha idade, eu já tinha ouvido suas músicas antes. Contudo, durante minha adolescência, minha mãe comprou uma dessas coletâneas “the best of” (que surgiram aos montes com o advento do CD), e foi aí que eu comecei a apreciar sua música de verdade. Lembro-me de ouvir esse CD junto com ela repetidas vezes. Nossa faixa preferida compartilhada era “Maior Abandonado”.
Acho o Cazuza foda, principalmente como letrista. Um verdadeiro poeta, de versos certeiros e cheios de vida. Até hoje ele irrita a classe média, o que é uma grande virtude para um poeta/artista.
É claro que, como acontece com todo artista de sucesso, selecionar apenas 9 músicas parece limitado. Optei por ir na seguinte direção: trabalhar com seus grandes hits (o que nos coloca na tag Lado A) e escolher músicas que estejam em seus discos solo, mesmo as que foram compostas ou gravadas com o Frejat/Barão Vermelho.
Abaixo, o link da playlist no Spotify, com 9 músicas para você se aproximar (ou só para curtir mesmo) o nosso “poeta do rock”.
.
.
Ulisses Belleigoli é psicanalista, escritor e professor, mas gosta mesmo de ser chamado de contador de histórias. Gosta de cinema, copa do mundo, poesia e ficção científica. É um dos anfitriões da VARANDA.
.