9 citações do livro “Aniquilação”
Estamos nos aproximando de mais uma edição Leituras do nosso podcast – o Complexo. Dessa vez, o livro escolhido foi o primeiro livro da trilogia “Comando Sul”, o Aniquilação, do autor norte-americano Jeff VanderMeer.
VanderMeer é ganhador dos principais prêmios de ficção científica do mundo, e a trilogia “Comando Sul” está entre seus trabalhos mais aclamados. Para o podcast, leremos apenas o primeiro volume (será?).
O livro já foi adaptado para o cinema, contando com Natalie Portman e Oscar Isaac no elenco.
Para você se animar para a leitura, separamos aqui 9 citações do livro, na tradução de Bráulio Tavares, lançada pela Editora Intrínseca.
Vamos ler juntos?
.
1
Tenho consciência de que toda esta especulação é incompleta, inexata, imprecisa, inútil. Se não tenho repostas verdadeiras é porque ainda não sabemos que perguntas devemos fazer. Nossos instrumentos são inúteis; nossa metodologia, defeituosa; nossas motivações, egoístas.
2
É assim que a loucura do mundo tenta colonizar você: de fora para dentro, forçando você a viver aquela outra realidade.
3
A desolação tenta nos colonizar.
4
Quando acordamos, é porque alguma coisa, algum acontecimento, uma alfinetada que seja, perturbou as bordas daquilo que chamamos de realidade.
5
Há muito tempo eu tinha parado de acreditar em promessas. Imperativos biológicos, sim. Fatores ambientais, sim. Promessas, não.
.
.
6
Mas logo afastei esse absurdo da mente; algumas perguntas podem nos destruir por dentro se a resposta nos for negada por tempo demais.
7
Meu livre-arbítrio estava comprometido, no mínimo pela grave tentação do desconhecido.
8
A curiosidade podia ser uma ótima fonte de distração.
9
O isolamento pode pressionar demais uma pessoa, como que lhe cobrando alguma ação.
.
.
Ulisses Belleigoli é psicanalista, escritor e professor, mas gosta mesmo de ser chamado de contador de histórias. Gosta de cinema, copa do mundo, poesia e ficção científica. É um dos anfitriões da VARANDA.