OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

Desde 2018, a Oficina de Criação Literária existe para que pessoas que desejam escrever possam se encontrar e trocar ideias e textos. Os encontros acontecem semanalmente e são mediados pelo escritor Ulisses Belleigoli.

A Oficina fará um breve hiato em 2023, para voltar reformulada no futuro. Se, mesmo assim, você está curioso para saber como vínhamos funcionando, dá uma lida nos tópicos abaixo.

MAS COMO FUNCIONA ISSO MESMO?

.

Eu posso fazer?
Se você tem mais de 14 anos, pode sim. É só você estar com o coração aberto para as palavras e seus universos. É bom lembrar que, na nossa Oficina, valorizamos os direitos humanos e a diversidade; aqui não há espaço para preconceito e discriminação.

Preciso ter alguma experiência com escrita ou outras artes?
Não precisa. As experiências que procuramos por aqui são as experiências de vida e da imaginação. Esse é o material da escrita.

Quando começa a Oficina? Até quando vai?
Neste primeiro semestre de 2022, nossos encontros acontecerão de forma virtual, às quartas-feiras, das 20h às 21h30. A Oficina começa no dia 9 de março e vai até o dia 29 de junho. Por conta de alguns feriados (e suas vésperas), teremos algumas interrupções. Veja os dias em que teremos Oficina:

Março: 9, 16, 23 e 30
Abril: 6 e 27
Maio: 4, 11, 18 e 25
Junho: 1, 8, 22 e 29

Como faço para me inscrever? Qual o valor?
Para se inscrever, é só deixar o seu nome comigo. O valor total da Oficina é 480 reais. Você pode pagar de uma vez (com desconto de 40 reais) ou em 4 parcelas de 120 reais (todo dia 10).

E se eu quiser muito, mas ainda não estiver me sentindo preparado para escrever?
Não tem problema. A nossa Oficina é em grupo, mas cada um participará dela do seu modo, no seu próprio tempo. É assim com as pessoas, é assim com a criação. Além disso, a Oficina não apenas de escrita, mas sim de Criação, o que inclui outras atividades.

Por que bolsas de estudos para mulheres negras e pessoas trans?
Essa é uma tentativa de ir na contramão da lógica do nosso tempo, que ainda privilegia a produção e a divulgação dos trabalhos de homens brancos, quase sempre num movimento heterocisconvergente. Nosso desejo é ver outros sujeitos – e outras vozes – participando mais ativamente dos processos de criação artística e de produção de saberes.  

Sou uma mulher negra e/ou uma pessoa trans. Como faço para pleitear a bolsa?
Só mandar uma mensagem falando do seu interesse na Oficina e acrescentando esta informação. Teremos bolsas de 50% e 100%.

Fique à vontade para tirar outras dúvidas:
(32) 99199-0040 / ulisses@aquinavaranda.com.br