Encarnado é a “instauração” do artista Vermelho, em processo de produção. Para acompanhar as notícias sobre a instauração, siga nosso perfil no Instagram @aquinavaranda.
A INSTAURAÇÃO
A instauração toma como ponto de partida um conjunto de três performances, realizadas em 2015, no Centro de Arte Inhotim, quando o artista visual Rafael Ribeiro se batiza como Vermelho, iniciando um processo experimental de rompimento de barreiras entre arte e vida. ENCARNADO, nome da instauração, é uma das variantes da cor vermelha e enreda, ao mesmo tempo, a relação com a cor, do uso do corpo como plataforma artística, bem como a encarnação da arte na vida.
QUEM É VERMELHO?
Vermelho é um exercício experimental de liberdade, de aproximação fatal da arte com a vida. Uma estratégia instauradora, que mescla criação e responsabilidade, vivenciando a experiência cotidiana como uma experiência estética. Assim, quando Rafael renuncia e anuncia o Vermelho, surge uma outra maneira de ver a subjetividade e a identidade como processos artificiais, que mesmo inerentes, são construtivos, heteronômicos e constantes. Vermelho, que é também Preto e Rosa, uma e três cabeças que desviam e criam rotas no deserto de si: seu êxtimo. Uma e três cabeças que transformam a errância em peregrinação.
COMO VAI SER A INSTAURAÇÃO?
“Crisálida de mim / cria asas / rompe teu casulo / voa / o sonho é um voo / leve-me contigo”
Mabel Veloso
Inspirado por esse verso, o ponto de partida da instauração é um casulo, uma crisálida. Dali, sairão os fios dessa experiência testemunhal do nascimento de um artista, de algumas cabeças e de muitas ideias.
